Tutorial: Como montar uma equipe no Pokémon Showdown!

Tutorial: Como montar uma equipe no Pokémon Showdown!

Depois de nos cadastrarmos no tutorial anterior, precisamos montar uma equipe para poder batalhar! Este tutorial irá ensinar você a montar sua equipe e também explicará um pouco sobre as tiers e formatos do jogo.

Como montar uma equipe no Pokémon Showdow!?

Após já estar logado no Pokémon Showdown!, siga os passos abaixo:

1. Clique em "Teambuilder" nas opções do lado esquerdo
Clique na imagem para ampliar!
2. Na janela que se abrir, clique na opção "New team"
Clique na imagem para ampliar!
3. Agora, teremos mais opções. Para dar nome a sua equipe, digite o nome que você quiser na caixa onde está escrito "Untitled 1" (dar nome a equipe não é obrigatório). Mais embaixo, vemos escrito "Format" e uma setinha para selecionarmos as opções. Ela definirá o tier em que sua equipe será encaixada. Veremos mais estas opções ao final deste tutorial. Clique na setinha ao lado de "None" e escolha a opção "OU". Usaremos a opção neste tutorial. Após fazer isto, clique em "+ Add pokemon"
Clique na imagem para ampliar!

4. Agora nós realmente começaremos a montar nossa equipe. Nós podemos ver, logo abaixo de um ponto de interrogação, uma caixa em branco. Nela, digite o Pokémon que você quer adicionar na sua equipe. Se aparecer mais de um resultado na sua pesquisa, clique no que você quiser na caixa "Matches" logo abaixo. Caso o Pokémon que você escolheu não seja compatível com o formato, você precisará, ou mudar o formato, ou mudar o Pokémon. Vamos discutir isso no final do tutorial.
Clique na imagem para ampliar!
5. Agora está na hora de personalizarmos nosso Pokémon. Na imagem temos vário números, e abaixo dela temos legendas explicando cada um. Veja a imagem e depois a legenda para que possa arrumar seu Pokémon como quiser.
Clique na imagem para ampliar!
1. A espécie de Pokémon que você quer adicionar em sua equipe.
2. O item que você quer que seu Pokémon carregue (aconselho a colocar Leftovers).
3. A habilidade que você quer que seu Pokémon tenha.
4. Os movimentos (golpes) que você quer que seu Pokémon saiba.
5. As estatísticas e natureza dele.
6. O apelido que você quer dar a seu Pokémon (não é obrigatório).
7. Na setinha de "+" você adiciona outro Pokémon ao seu time. O limite são 6.

6. Pronto, agora você já tem uma equipe! Mas... o problema é que o Showdown! não salva a equipe em um servidor, e, caso você apague os cookies do navegador, a sua equipe será perdida. Mas há uma solução! Após já ter sua equipe inteira montada, clique em "Import/Export" ao lado do nome de sua equipe. Irá abrir uma caixa branca. Nesta caixa branca, aperte Ctrl+A para selecionar tudo que está escrito ali, e depois copie e cole em um arquivo de texto no seu computador. Para importar esse time de seu computador pro Showdown!, clique em "Import/Export" e cole todas as informações do arquivo de texto dentro da caixa branca, e depois clique na opção "Save".
Clique na imagem para ampliar!
Tiers e Formatos

Tiers é um sistema de ranking para Pokémon. A posição de seu Pokémon nos tiers definem seu uso e seu potencial. Isso evita que os Pokémon mais fracos enfrentem algum Pokémon muito mais forte. Para encaixar seu time em algum formato, veja as opções abaixo. Cada formato tem seus próprios Pokémon que podem ser incluídos nele e também os Pokémon restritos.

Uber: Pokémon que são vistos como demasiado poderosos para o jogo padrão. Nenhum Pokémon é proibido neste tier.  Se você quiser jogar com um time cheio de lendários, esta é a opção certa.
OU: O padrão competitivo de metagame no Pokémon em que os Pokémon mais frequentes são utilizados. É a opção padrão para equipes. Alguns lendários são permitidos, mas isso não importa muito, pois aqui o que vence é uma boa estratégia, e não apenas a força.
UU: Pokémon que não são comuns em um ambiente competitivo devido a mais falhas que impedem, ou apenas claramente desclassificados. São Pokémon geralmente com falta de potencial, embora muitos ainda sejam usados no OU.
RU: Pokémon que têm falhas quase incapacitantes e normalmente são facilmente ultrapassados por outros Pokémon em OU e UU. São os Pokémons raramente usados no jogo.
NU: Pokémon que geralmente não são vistos devido a serem muito limitados e impopulares. São os Pokémon que quase nunca são usados no jogo.
OU Monotype: E como o formato OU, mas são usados apenas Pokémon Mono tipo, ou seja, cada Pokémon da equipe deve ter pelo menos um tipo em comum.
Hackmons: É um formato onde você só poderá usar Pokémon fake na batalha.


Caso queira aprender a batalhar no Showdown!, no sistema aleatório e desafiando outros oponentes, clique aqui. Caso tenha alguma dúvida ou encontre algum erro no tutorial, deixe um comentário abaixo. Esse é o segundo tutorial sobre Pokémon Showdown!, caso queira acessar o primeiro tutorial, clique aqui. Até a próxima!

10 comentários: